Como é a sua Daily pode dizer muito sobre quão ágil você é

A daily ou reunião diária é a menor de todos eventos do Scrum, mas o modo como ela é conduzida pode nos dizer muito sobre o quão ágil nós somos. Mas como assim? Mostre-me como fazes tua Daily e direi quão ágil tu és. Quando aprendemos sobre os eventos normalmente focamos muito em definir um modelo de atuação (ritual) para atender o timebox, afinal são 15 minutos e precisamos ser objetivos. Então utilizamos alguns padrões,  como por exemplo, o clássico “O que eu fiz, O que vou fazer, Tenho Impedimentos?”.  Esse tipo de padrão é uma forma de rapidamente operacionalizar o evento mas mecaniza e limita bastante a forma agir da equipe. Agora quero que pare e reflita, você está agindo conforme o padrão ou está atingindo o objetivo da Daily? Pera, mas para que serve a daily mesmo? Vamos relembrar.
“O propósito da Daily Scrum é inspecionar o progresso em direção a Meta da Sprint e adaptar o Sprint Backlog conforme necessário, ajustando o próximo trabalho planejado.” Scrum Guide, 2020.
Quando pensamos na palavra inspecionar, podemos ter a impressão que devemos monitorar o trabalho dos nossos colegas como se fossemos supervisores, mas não é esse o intuito. Como trabalhamos com relações de confiança, significa que devemos analisar em conjunto se o trabalho planejado hoje nos leva em direção a nossa Meta. E se não está? Então devemos adaptar o plano e agir. Se você está no modelo mecânico (para não dizer zumbi), existe o momento de ajustar o plano? Este é nosso primeiro ponto de atenção, cuidado com os padrões! O importante mesmo não é seguir o padrão, mas inspecionar o progresso e se adaptar as mudanças. E como sabemos que estamos no caminho certo? A meta da Sprint é nossa bússola. Mas afinal o que é essa tal meta da Sprint?
“A Meta da Sprint é o único objetivo da Sprint. Embora a Meta da Sprint seja um compromisso dos Developers, esta fornece flexibilidade em termos do trabalho exato necessário para alcançá-la. A Meta da Sprint também cria coerência e foco, encorajando o Scrum Team a trabalhar junto ao invés de iniciativas separadas.” Scrum Guide, 2020.
E se não existe uma meta para o time temos metas individuais. Ou seja, faça o seu que eu faço o meu! O que não junta espalha! Cada um por si e Deus por todos! Você presta atenção ao que seu colega está dizendo na Daily? Se não, este é um sintoma da falta de uma meta clara, espírito de equipe e responsabilidade sobre o resultado. Afinal, se você não tem relação nenhuma com o que o fulano faz, para que prestar atenção? No modelo ágil, a responsabilidade sobre o fracasso ou sucesso de um projeto é do time todo, neste caso é preciso trabalhar no sentimento de dono e na colaboração entre colegas. Mas para definir a meta da Sprint é preciso definir com o Product Owner,  certo? Não, quem define a Meta da Sprint é o time de desenvolvimento, afinal o PO não é o chefe, certo? (Se for o chefe, temos um problema grave e discutiremos as implicações em outro artigo). Entretanto o time deve sempre se  alinhar a Meta do produto, logo cobrar uma metas do Produto clara e objetiva afeta diretamente a forma como trabalhamos e os nossos resultados. Vamos relembrar a definição:
“A Meta do Produto descreve um estado futuro do produto que pode servir como um alvo para o Scrum Team planejar. A Meta do produto está no Product Backlog. O restante do Product Backlog emerge para definir “o que” cumprirá a Meta do Produto.” Scrum Guide, 2020.
Por último, de quem é esse evento? Vamos lembrar.
“A Daily Scrum é um evento de 15 minutos para os Developers do Scrum Team. Para reduzir a complexidade, é realizado no mesmo horário e local, todos os dias úteis da Sprint. Se o Product Owner ou o Scrum Master estão trabalhando ativamente nos itens do Sprint Backlog, eles participam como Developers.”Scrum Guide, 2020.
Muitas vezes os agilistas e product owners no ímpeto de serem proativos acabam se apropriando da Daily, tonando-a em um Status Report. Como podemos ver a Daily tem um dono, será que o time de desenvolvimento se sente dono da Daily? Se a resposta for não, o agilisita precisa atuar, afinal ele é o guardião da filosofia ágil, isso mesmo, eu disse filosofia e não metodologia. Sacou? O Lean ou Sistema Toyota de Qualidade é uma fonte da filosofia ágil que nos ensina com modelo 4P, que a base de tudo é a filosofia.

This shortcode LP Profile only use on the page Perfil

1 comentário em “Como é a sua Daily pode dizer muito sobre quão ágil você é”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *